RP (complexidade computacional) - definitie. Wat is RP (complexidade computacional)
Diclib.com
Woordenboek ChatGPT
Voer een woord of zin in in een taal naar keuze 👆
Taal:

Vertaling en analyse van woorden door kunstmatige intelligentie ChatGPT

Op deze pagina kunt u een gedetailleerde analyse krijgen van een woord of zin, geproduceerd met behulp van de beste kunstmatige intelligentietechnologie tot nu toe:

  • hoe het woord wordt gebruikt
  • gebruiksfrequentie
  • het wordt vaker gebruikt in mondelinge of schriftelijke toespraken
  • opties voor woordvertaling
  • Gebruiksvoorbeelden (meerdere zinnen met vertaling)
  • etymologie

Wat (wie) is RP (complexidade computacional) - definitie


RP (complexidade computacional)         
Tempo Polinomial Aleatorizado (em inglês, Randomized polynomial time: RP) é uma classe de complexidade da complexidade computacional, problemas para nos quais a Máquina de Turing probabilística possui as seguintes propriedades:
Complexidade computacional         
A teoria da complexidade computacional é um ramo da teoria da computação em ciência da computação teórica e matemática que se concentra em classificar problemas computacionais de acordo com sua dificuldade inerente, e relacionar essas classes entre si. Neste contexto, um problema computacional é entendido como uma tarefa que é, em princípio, passível de ser resolvida por um computador (o que basicamente significa que o problema pode ser descrito por um conjunto de instruções matemáticas).
Modelagem computacional         
thumb|180px|Captura de tela de uma experiência computacional tridimensional animada com uma criação de modelo sobre [[isolamento de base.Earthquake Performance Evaluation Tool Online]]

Wikipedia

RP (complexidade computacional)

Tempo Polinomial Aleatorizado (em inglês, Randomized polynomial time: RP) é uma classe de complexidade da complexidade computacional, problemas para nos quais a Máquina de Turing probabilística possui as seguintes propriedades:

  • Sempre roda em tempo polinomial no tamanho da entrada
  • Se a resposta correta é NÃO, ele sempre retorna NÃO
  • Se a resposta correta for SIM, então ele tem uma probabilidade de 1/2 de retornar SIM (caso contrario, retorna NÃO).

Em outras palavras, o algoritmo permite jogar uma moeda realmente aleatória enquanto está rodando. O único caso no qual o algoritmo pode retornar SIM é quando a resposta é realmente SIM; portanto se o algoritmo termina e produz SIM, então a resposta correta é definitivamente SIM; entretanto, o algoritmo pode terminar com NÃO independentemente da verdadeira resposta. Ou seja, se o algoritmo retornar NÃO, ele pode estar errado.

Alguns autores chamam essa classe de R, entretanto esse nome é mais comumente usado para a classe das linguagens recursivas.

Se a resposta correta é SIM e o algoritmo for executado n vezes com o resultado de cada execução estatisticamente independente dos outros, então ele vai retornar SIM pelo menos uma vez com uma probabilidade de pelo menos 1 − 2n. Logo, se o algoritmo executar 100 vezes, então a chance dele retornar a resposta errada todas as vezes é menor do que a chance de que raios cósmicos corrompam a memória do computador que esteja rodando o algoritmo. Dessa forma, se a fonte dos números aleatórios estiver disponível, a maior parte dos algoritmos em RP são altamente práticos.

A fração 1/2 na definição é arbitraria. O conjunto RP conterá exatamente os mesmos problemas, mesmo que 1/2 seja substituída por qualquer probabilidade constante diferente de zero e menor que 1; aqui constante significa independência da entrada do algoritmo.